
Mesmo com a grande ascensão da publicidade digital, o marketing off-line não foi deixado de lado nem perdeu sua força. Pelo contrário: o grande desafio é utilizá-lo de forma correta e atingir o público da melhor forma possível.
Na área da alimentação, a realidade não é diferente: podemos utilizar esse tradicional mecanismo de publicidade para alavancar os resultados do negócio. Entretanto, é necessário, antes de mais nada, se alinhar ao perfil de seu público.
Você ficou interessado em saber como implementar em seu negócio? Então, aproveite a leitura deste artigo e coloque importantes dicas na estratégia do restaurante!
Entenda o que é marketing off-line
Antes de a internet popularizar os mecanismos digitais de publicidade, outras formas como televisão, rádio, impressos, cartões de visita, vendedor presencial, entre outras propagandas, possibilitavam às empresas atingir um maior perfil de público.
Essas formas são o que conhecemos como marketing off-line. Apesar de tal popularidade, em decorrência dos altos custos, o marketing digital veio conquistando a maior parte do mercado publicitário.
No entanto, hoje, os dois cenários – off-line e on-line – podem ser utilizados de forma colaborativa, um impulsionando o outro. Quem sai beneficiado por essas estratégias são tanto os empreendedores quanto os consumidores.
Conheça dicas de utilização do marketing off-line
O segmento gastronômico é um mercado que está sempre em destaque, afinal se alimentar é um conceito básico de necessidade do ser humano. Desse modo, os ambientes socioeconômicos não interferem da mesma forma que afetam outras áreas.
No entanto, isso não significa que devemos deixar a publicidade de lado. Pelo contrário: o marketing off-line deve ser utilizado em potencial para otimizar os números do negócio frente a sua concorrência. Abaixo, listaremos algumas dicas necessárias para alcançar esse objetivo.
1. Invista nos canais corretos
Esse é um dos detalhes mais importantes quando você considera investir em publicidade. É preciso estar onde seu público está, pois, caso contrário, pode-se jogar dinheiro fora.
Se seu consumidor não tem o hábito nem tempo suficiente para assistir televisão, não faz sentido nenhum fazer uma propaganda lá. Entender o comportamento da clientela nos permite investir nos canais corretos e convertê-los para o restaurante.
2. Cuide da imagem
Uma das coisas mais fantásticas para o mercado alimentício é a forma que seu produto e a linguagem utilizada interferem no público. Invista em publicidades atrativas, que reflitam a imagem de seu negócio e ao mesmo tempo estimule o desejo de consumo.
Isso também vale para seu posicionamento. Quando nos desligamos desse fator, corremos o risco de abrir uma vantagem à concorrência. O perfil do mercado de hoje está altamente ligado à experiência do consumidor com sua marca desde os primeiros estágios.
3. Integre com o digital
Um erro fatal ao investir em marketing off-line é acreditar que o marketing digital deva ser deixado de lado. Na verdade, é precioso fazer uma união entre os dois ambientes. Por exemplo, pode-se investir em uma propaganda on-line para alcançar uma massa maior e, ao detectar um determinado público interessado, há a possibilidade de realizar as publicidades tradicionais como uma ligação ou até mesmo uma visita.
4. Acredite no poder da inovação
Não é pelo fato de ser uma publicidade tradicional que estejamos limitados a não inovar. Quando realizamos algo diferente, despertamos um interesse maior no público. Invista em estratégias presenciais que atraiam atenção das pessoas a fim de e passem a considerar procurar seu empreendimento em vez da concorrência.
Qualquer estratégia de marketing off-line deve ser bem-analisada, planejada e principalmente executada. Qualquer resultado gerado pode ser convertido para seu restaurante, no entanto é fundamental que ele seja eficiente, afinal é um grande investimento a ser feito.
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